Siaep 2022 – Como Funciona, Quem Pode Acessar. Consultar

Conhecido comumente como SIAEP, essa sigla quer dizer – Sistema Integrado de Administração das Escolas Públicas -, programa do qual foi desenvolvido pelo estado do Maranhão.

Ele foi criado para que os alunos do estado em questão, possam ter acesso a uma ferramenta de qualidade para se manterem mais informados sobre sua situação dentro da instituição em que estão cadastrados.

Veja abaixo como ele funciona, quais são suas principais funções, como fazer o seu acesso, tanto para professor e aluno, e fique ligado!

O que é e como funciona o SIAEP 2022?

O que é e como funciona o SIAEP 2022?

O sistema possui como principal objetivo o de ajudar no momento da distribuição dos dados educacionais dos alunos locais por meio da internet, sendo assim, ele funciona como um banco de dados, do qual possui informações para o desenvolvimento relacionado à sala de aula.

É importante sempre destacar que isso vale para os estudantes que estão matriculados nas escolas do Maranhão, visto que foi desenvolvido para isso.

É possível aproveitar esse sistema do SIAEP para realizar a consulta do boletim escolar do aluno também, sabendo assim mais sobre o desempenho escolar por completo, como é o caso das notas, das atividades e também de demais aplicações que foram realizadas no ano inteiro.

Outro fato importante é que ele é inteiramente gratuito, sendo assim, pode ser acessado tanto pelos alunos, quanto pelos professores, pais e pelos responsáveis dos estudantes.

Portanto, não perca tempo e faça o seu login o quanto antes. Veja abaixo mais sobre esse procedimento.

Como fazer a consulta SIAEP 2022?

Para conseguir acessar o SIAEP 2022, é fácil de realizar essa ação por meio da internet ou pelo seu smartphone, acompanhe abaixo e repita em sua casa:

  1. Acesse o seguinte link: https://siaep.educacao.ma.gov.br/;
    Como fazer a consulta SIAEP 2022?
  2. Depois disso, será preciso preencher a lacuna em branco com o CPF e senha correspondente para conseguir entrar no sistema, depois disso, você deve clicar em “Entrar”.

Já para aqueles que são os pais/responsáveis que desejam conferir como está o desempenho do aluno na escolha, veja abaixo esse tutorial:

  1. Acesse o link a seguir: https://siaep.educacao.ma.gov.br/frmLoginAluno.aspx/;
  2. Agora, você deve digitar o código do aluno e inserir a data de nascimento correspondente. Portanto, clique no botão “Entrar”.

É importante relembrar que esse registro é feito por meio do Ministério da Educação, onde o código do aluno será fornecido diretamente pela instituição de ensino que o indivíduo está matriculado.

Por isso, procure saber qual é o código condizente para seu caso e não tenha receio de realizar as consultas citadas acima.

Como funciona o aplicativo do SIAEP 2022?

O sistema também pode ser acessado rapidamente por meio de dispositivos celulares para aqueles que possuem aparelhos no modelo Android.

É preciso que você acesse a Play Store e então busque por “Siaep”, sendo que vão aparecer duas opções “SIAEP Professor” e “Minha EscolApp”.

O primeiro deles é destinado para que os professores das escolas públicas do Maranhão possam acessar e ter direito aos dados ali inseridos.

Já o segundo é para os alunos, pais e responsáveis.

Ao acessar qualquer um dos aplicativos, você deve digitar as mesmas informações que foram solicitadas acima, por isso, tenha atenção no momento de inserção das mesmas.

Consulta do boletim escolar SIAEP MA

Uma das principais vantagens para os pais e responsáveis é de fazer a consulta do boletim escolar do aluno, dessa maneira, se tem acesso a todo o desempenho escolar, das notas, atividades e todas as aplicações que estão ali inseridas durante todo o período escolar.

Basta ter o login e senha do indivíduo e pronto.

SIAEP 2022: Para professores

Quanto aos professores da rede pública do Maranhão, também há a possibilidade de ter acesso ao SIAEP 2022, seja para fazer a consulta das notas, faltas ou também para inserir o boletim dos alunos.

O procedimento para uso é o mesmo que é indicado para os alunos, sendo assim, basta usar seu código profissional, do qual deve ser disponibilizado pela própria escola de ensino.

Continue acompanhando nosso site para receber mais informações sobre não somente o SIAEP, mas também demais plataformas online que são disponibilizadas pelos estados e municípios, sempre ligado em demais atualizações.

Deixe seu comentário