Inscrição UEM 2021 – Vestibular e PAS

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma instituição de ensino pública, administrada pelo governo do Paraná, que oferece educação de nível superior gratuita para os alunos de graduação. Por ser uma universidade bastante concorrida, é preciso que os candidatos se preparem com antecedência e estejam atentos a como se inscrever no processo seletivo de 2021.

Neste texto, iremos aprofundar sobre as modalidade de ingresso na UEM em 2021, como fazer as inscrições passo a passo, as datas e prazos de cada etapa do processo, além das regras para participar do vestibular e do Processo de Avaliação Seriada (PAS).

Veja também: 

Como fazer sua inscrição no vestibular PUCRS

Vestibular

Cópia de inscricao-uem-vestibular

O vestibular da UEM é realizado duas vezes por ano, no final do primeiro semestre, em julho, chamado Vestibular de Inverno, e no final do segundo semestre, entre novembro e dezembro, denominado Vestibular de Verão.

A prova é aplicada em dois dias, em um domingo e uma segunda-feira. No primeiro dia, o estudante responde a Prova de Redação e de Conhecimentos Gerais. No segundo dia é aplicada a Prova de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, de Língua Estrangeira e de Conhecimentos Específicos. As questões são objetivas, de múltipla escolha.

Inscrições 2021

Para o vestibular de 2021, as inscrições são realizadas pela internet, através do site www.vestibular.uem.br. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site da UEM;
  • Clique no banner do “Vestibular 2021” e selecione o tópico “Inscrição”;
  • Na Ficha de Inscrição, informe: curso, turno e campus; idioma estrangeiro (inglês, espanhol e francês); cidade para realização da prova; participação no Sistema de Cotas (se for o caso); CEP; renda familiar bruta per capita;
  • Preencha o questionário sócio educacional;
  • Verifique todos os dados e imprima o boleto bancário;
  • Faça o pagamento da taxa de inscrição para confirmar a participação no concurso.

As inscrições custam cerca de R$150 e podem ser pagas em qualquer agência bancária. Para solicitar a isenção da taxa, é necessário que o candidato: esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal há, no mínimo, 45 dias; esteja com o cadastro da família atualizado (até 48 meses); tenha perfil de renda familiar de até meio salário mínimo per capita ou renda familiar total de até 3 salários mínimos.

A solicitação deve ser realizada junto à Comissão de Vestibular Unificado (CVU) da UEM, pelo formulário disponível no site da instituição, no período estipulado no edital.

Para isso, é preciso imprimir e preencher o formulário de requerimento para isenção da taxa de inscrição, assim como anexar a “folha resumo do CadÚnico” atualizado e cópias do RG, CPF, NIS e cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio ou declaração do estabelecimento de ensino, informando matrícula e frequência na última série do Ensino Médio.

Requisitos Inscrição UEM 2021

Inscrição UEM 2021

Para ter a chance de concorrer a uma das vagas na Universidade Estadual de Maringá, o candidato, além da inscrição, também deve atender alguns requisitos.

Isto é, para realizar a prova e pode estudar na instituição, ainda é preciso estar de acordo com o que estabelece o edital. Em geral, os principais requisitos são:

  • Ter concluído o ensino médio, ou a previsão de conclusão antes do início das aulas,
  • Preencher de forma correta o formulário de inscrição com os dados dos documentos pessoais,
  • Efetuar o pagamento da taxa de inscrição para validar o procedimento.

A banca ainda pode exigir alguns outros requisitos, como a comprovação de que o candidato faz parte do grupo de cotas sociais, por exemplo.

Essas informações ficam dispostas no edital de cada edição.

Além disso, para fazer a inscrição UEM 2021, é necessário ter em mãos e informar alguns números e dados de documentos pessoais. Os principais documentos solicitados são o CPF e o RG do candidato.

Outros documentos pessoais com foto, como Carteira de Habilitação ou passaporte, também podem ser utilizados.

As datas e locais do exame são divulgadas pela própria instituição. É comum que um e-mail de confirmação seja encaminhado aos candidatos.

Provas e Cursos

alunos fazendo vestibular

A UEM procura atender a sua demanda de candidatos oferecendo a possibilidade de realização do vestibular em várias cidades do Paraná.

É tendência que as provas do vestibular 2021, quando este for organizado e programado, ocorram nas seguintes localidades (levando-se em consideração o que já tem planejado para o vestibular vigente):

  • Maringá,
  • Apucarana,
  • Campo Mourão,
  • Cascavel,
  • Cianorte,
  • Cidade Gaúcha,
  • Curitiba,
  • Goioerê,
  • Ivaiporã,
  • Paranavaí,
  • Umuarama.

Entre seus 80 cursos de graduação (que são distribuídos conforme explicado no site oficial da universidade), cursos de pós-graduação, educação continuada e opções EAD, é essencial que você entenda que nem todas as opções são oferecidas em um vestibular.

Por isso, fique de olho quando ocorrer o lançamento do edital do vestibular 2021 para conferir se o curso desejado possui vagas abertas para novos estudantes. Verifique também a possibilidade de adentrar na universidade via nota do Enem.

Lembre-se ainda que o vestibular UEM é feito em dois dias, geralmente um domingo e uma segunda-feira. 

O primeiro dia de prova envolve a realização de uma Redação e uma prova de Conhecimentos Gerais. Já o segundo dia conta com a prova de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, de Língua Estrangeira e de Conhecimentos Específicos.

Processo de Avaliação Seriada (PAS-UEM)

Fachada da Universidade Estadual de Maringá

Outra forma de estudar na UEM é através do Processo de Avaliação Seriada (PAS). Nesta modalidade, o estudante se inscreve assim que entra no Ensino Médio e realiza uma prova no final de cada série concluída deste nível de ensino.

Os pontos obtidos em cada ano são acumulados e, na conclusão do 2º grau, o estudante poderá conferir se a colocação é suficiente para conseguir uma vaga na curso de ensino superior desejado.

Diferentemente do vestibular convencional, no qual são exigidos assuntos de todos os períodos estudados, as provas seriadas são específicas para cada ano cursado do ensino médio. No entanto, só poderão participar das provas do ano seguinte, os candidatos classificados e aprovados em cada etapa anterior. O aluno só terá que escolher o curso, campus e turno quando se inscrever para o exame do último ano do Ensino Médio.

As provas são realizadas no final do ano, em um único dia, sempre aos domingos. São cobrados Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos.

Inscrição PAS

Menina escrevendo realizando o vestibular da UEM

Para realizar o PAS, a primeira inscrição deve ser feita pela internet, no site da UEM, clicando no banner para “Inscrição PAS”. O processo a seguir é semelhante ao feito para o vestibular tradicional, informando dados e fazendo o pagamento da taxa.

Já na segunda e terceira etapas, o estudante deverá informar o número da inscrição no PAS, obtido durante a primeira etapa. Depois, serão solicitados dados, para conferir se batem com as informações descritas no primeiro acesso. Para finalizar, o aluno terá que confirmar que está matriculado no ano correto do ensino médio. Ainda, na terceira etapa, o candidato terá que pagar novamente a taxa de inscrição.

Aviso:

Vale lembrar que a universidade não realiza processos seletivos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e nem utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira as dicas abaixo.

Veja um vídeo institucional da UEM:

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário